Figura Madeirense do Ténis de Mesa
Nome: Marcos André Sousa da Silva Freitas
Data de Nascimento: 8 de abril de 1988
Naturalidade: S. Pedro (Funchal - RAM)
Marcos Freitas começou a treinar ténis de mesa aos seis anos, juntamente com o seu irmão gémeo Adriano Lopes Freitas, e por influência do seu pai, depois de ter passado pelo judo. Este jovem sempre conciliou os estudos com o desporto e as constantes viagens para competições, porém a carreira que pretendia seguir (medicina) foi colocada para segundo plano pela modalidade pelo qual se apaixonou desde tenra idade.
Neste momento o jogador esquerdino possui um vasto currículo, tendo já arrecadado dois títulos Europeus Individuais. Até ao momento, o Marco Freitas é o único jogador português que conseguiu tal proeza numa prova individual Internacional.
Obteve o estatuto de Atleta de Alta Competição precocemente aos 14 anos.
Foi também Campeão da Europa em Pares e em Pares Misto cinco vezes. Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, disputou a Prova Singular onde arrecadou a 17ª posição, e foi o único atleta português de ténis de mesa a vencer uma eliminatória. Desde agosto de 2011 o atleta ocupa, o 1º lugar do ranking Português e em dezembro de 2013 atingiu, segundo a Federação Internacional de Ténis de Mesa, um inédito 17º lugar no ranking Europeu.