Breve História do Voleibol
William George Morgan (1870-1942), nasceu em Nova Iorque, ficou conhecido pelo inventor do Voleibol, no qual deu inicialmente o nome de “Mintonette”.
O Voleibol foi criado por este senhor com base nos seus próprios métodos de treino e da sua experiência prática no ginásio.
No início de 1896, Morgan fez uma demonstração do seu jogo na Faculdade da Associação Cristã de Moços (ACM), onde explicou que este novo jogo foi pensado para ginásios ou salas de exercício, mas também pode ser jogado a céu aberto. O objetivo do jogo é manter a bola em movimento sobre a rede alta, de um lado para o outro. O número de jogadores era ilimitado.
Depois de estar atento à demonstração e ouvir as explicações de Morgan, o professor Alfred T. Halstead propôs que o nome fosse substituído por “Volley Ball”. Morgan concordou com esta alteração.
Um artigo publicado no ano 1916, o Spalding Volleyball Guide estimou que o número de jogadores a praticar Voleibol tinha atingido um total de 200 mil pessoas.
Só a partir de 1918 o número de jogadores por equipa foi limitado a seis, e em 1922 o número máximo de toques na bola foi fixado em três.
Até ao início dos anos 30, o voleibol era maioritariamente um jogo de lazer e recreação, não existiam muitas atividades internacionais nem competições. As regras diferiam em várias partes do mundo.
Em 1947, foi fundado na Suíça, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Em 1949 realizou-se, em Praga, o primeiro Campeonato Mundial Masculino. Já o género feminino contou com o primeiro Campeonato Mundial no ano 1952, em Moscou.