top of page

Breve História do Ténis de Mesa

   O Ténis de Mesa foi criado na Inglaterra no século XIX, através de uma imitação do jogo de Ténis num ambiente fechado.

 

  A popularidade deste jogo cresceu em 1901, quando foram organizados torneios, e ocorreu um Mundial não oficial, onde as empresas de brinquedos iniciaram a venda de equipamentos comercialmente. O nome Ping-Pong surge devido às raquetes antigas serem feitas de madeira e geravam muito barulho. Era este o nome utilizado, até se tornar numa marca registada, por este motivo foi alterado o nome na Europa para Ténis de Mesa, contudo o nome Ping-Pong ainda é utilizado apenas para fins recreativos.

 

   Em 1921 foi criada a Associação de Ténis de Mesa, e em 1926 surge a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF).

 

   A cidade de Londres foi palco do primeiro Mundial em 1927, porém só em 1988, em Seul este desporto tornou-se Olímpico.

 

  Este é um dos desportos mais populares do mundo em relação à quantidade de jogadores. O ténis de mesa também é conhecido por ser a modalidade que possui o tipo de bola mais rápida do mundo, e ainda é o desporto de raquete que produz efeito (rotação na bola).

Regras

 

   Uma partida de Ténis de Mesa é disputada com um número de sets ímpares. Habitualmente, nos torneios nacionais são disputados 5 sets e nos torneios internacionais 7 sets, o que significa que o jogador ou a dupla que vencer, respetivamente, 3 ou 4 sets vence a partida.

 

    Para vencer um set, o jogador ou o par necessita somar 11 pontos. Em caso de empate aos 10 pontos, o jogo segue até haver uma vantagem de dois pontos em relação ao seu adversário.

 

   A partida inicia-se com um serviço de um dos oponentes conforme a ordem escolhida pelo vencedor do sorteio realizado antes do jogo. Cada jogador tem o direito de servir duas vezes consecutivas, independentemente da pontuação que tiver. No jogo de pares, a ordem do serviço é alternada entre as duplas e entre os jogadores, de modo a que todos os jogadores sirvam.

 

   O serviço muda de mãos quando a soma dos pontos dos dois jogadores for um número múltiplo de dois.

 

   No serviço, a bola deve bater primeiramente na sua mesa e, em seguida, na mesa do adversário. Apenas nos jogos a pares é obrigatório que a bola toque no lado direito da mesa do servidor e, em seguida, no lado direito da mesa do recebedor. Caso o servidor falhe o serviço, poderá repetir, até que acerte. O recebedor não será beneficiado por isso.

 

   É ponto sempre que a bola tocar na mesa do adversário e este não a consiga devolver, ou devolva para fora da mesa, sem que esta tenha tocado no lado oposto da mesa.  

bottom of page