top of page
thumbs.web.sapo.io.jpg

Breve História Sobre o Andebol

    O andebol é uma modalidade coletiva inventada pelo alemão Karl Schelenz no ano 1919, embora este se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa e no Uruguai.

​

    Inicialmente o jogo era disputado por duas equipas, cada uma com onze jogadores, hoje em dia é praticado andebol de sete. 

 

    No início, o andebol era apenas praticado por raparigas, onde os primeiros jogos foram realizados nos arredores de Berlim.

   

    Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA), contudo, em 1946, durante um congresso em Copenhaga, os suecos oficializaram o andebol para apenas 7 jogadores, passando a FIHA a designar-se de Federação Internacional de Andebol (FIH), onde o jogo com 11 jogadores em cada equipa passou para segundo plano. 

   

     Em 1936 o andebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim, depois foi retirado e voltou em 1972, já com a nova versão (com 7 jogadores) e em 1976, o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

 

​

​

     É permitido: lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo que ela esteja no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão.

​

     É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

 

     É marcado livre de 7 metros quando um jogador sofre uma falta numa situação clara de golo. Ou seja, quando um jogador está livre para fazer um golo e é impedido através de uma "falta" pelo adversário.

Regras

bottom of page