Breve História do Ténis
O Ténis é um desporto de origem inglesa, que surgiu no século XIX.
O torneio mais antigo de ténis do mundo, é chamado de Torneio de Wimbledon, realizado pela primeira vez em Londres no ano 1877.
A 21 de maio de 1881, fundou-se a United States National Lawn Tennis Association com intuito de padronizar as regras e organizar as competições desta modalidade.
O U.S. National Men's Singles Championship, hoje conhecido por US Open de ténis, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, Rhode Island. O primeiro torneio feminino aconteceu em 1887.
O Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália (1905) tornaram-se os eventos de maior prestígio no ténis, algo que se mantém até à data. Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams.
As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Ténis, hoje conhecida como Federação Internacional de Ténis, e mantêm-se até à atualidade, acrescentando apenas o tie-break. No mesmo ano, esta modalidade deixou de fazer parte dos Jogos Olímpicos, tendo retomado somente em 1984, como um evento promocional.
A Copa Davis, é a principal competição internacional entre as federações nacionais, existindo desde 1900. A versão análoga para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.
Regras
Esta modalidade é disputada por dois oponentes ou por duas duplas de oponentes.
O campo é dividido por uma rede, sendo o objetivo do jogo enviar a bola por cima da rede, com o auxílio de uma raquete.
No ténis, o sistema de pontuação subdivide-se em games/jogos e sets/partidas. Por outras palavras, um jogo é um conjunto de pontos (15; 30; 40; jogo) e um set é um conjunto de jogos (1; 2; 3; 4; 5).
O set é ganho pelo primeiro jogador/dupla a atingir 6 jogos, com dois jogos, no mínimo, de diferença para o adversário. Caso haja empate no set de 6-6, será disputado um tie-break, no qual o jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha o set. Em caso de diferença menor a dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida. Pode-se também, em casos especiais pré-definidos (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos vence a partida.
O jogo é uma soma de pontos. A contagem é feita da seguinte forma 15-30-40-jogo. Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o jogo. O ponto começa a ser disputado quando o jogador que está servindo joga a bola para o outro lado da rede, de modo que ela caia dentro da área de serviço. Estes têm duas tentativas para realizar o serviço, caso contrário perde o ponto. Perde o ponto quando: a bola não ultrapassa a rede; a bola toca fora dos limites do campo; a bola toca duas vezes dentro de um dos lados do campo. Somente a raquete pode tocar a bola (exceto no serviço, onde o lançamento da bola é feito com uma mão).
O jogo/encontro é ganho pelo jogador que atinja um número de sets pré-definidos.